quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Feira Náutica começa na próxima semana

Começa na quinta-feira, dia 14, a primeira Feira Náutica Angra. O evento busca incrementar os negócios do setor náutico regional, expondo empresas de nível nacional e internacional. A feira vai até o domingo, dia 17, das 14h às 22h, e promete ser mais um dos grandes eventos da cidade de Angra. O ingresso é 3kg de alimentos não perecíveis, que serão repassados à Sociedade Pestalozzi e à Casa Abrigo da cidade.

 A Feira Náutica está sendo realizada pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Atividades Econômicas, em parceria com a empresa Nautisports e com o apoio de demais representantes do ramo.  

 Com uma grande estrutura, de 4.500mƒU, no cais de Santa Luzia, a Feira Náutica irá trazer não apenas marcas de embarcações de esporte e recreio, mas também de toda a cadeia produtiva do setor náutico, como serviços de reparo e manutenção, fornecedores de insumos e serviços náuticos em geral. Também estarão presentes representantes de setores indiretamente ligados à náutica, como hotelaria, culinária e maricultura.

 O secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso Filho, ressalta que o setor náutico, além de ser bastante amplo, abrangendo uma grande quantidade de produtos e serviços, também gera muitos empregos e ajuda a alavancar alguns outros setores.

 – A náutica atrai o turista para a cidade. Muita gente que mora no Rio e em São Paulo têm barco em marinas de Angra dos Reis. Esse público se hospeda no município, consome em restaurantes e bares e freqüenta os eventos locais. O setor náutico representa muito para Angra. Ele é o setor que mais cresce no município e estava esquecido pelas autoridades. Nós estamos resgatando o apoio ao setor através da gestão da prefeita Conceição Rabha – destaca o secretário.

    O primeiro dia da feira será exclusivo para empresários, representantes do setor e convidados. O evento irá contar com a presença de autoridades da prefeitura e do governo do estado, além de representantes de instituições parceiras, como Firjan, Caixa Econômica e Sebrae. A Firjan irá trazer empresários para conhecer os negócios que o setor náutico movimenta no município e o potencial de Angra para o ramo. O Sebrae vai promover duas palestras sobre a área náutica e seu crescimento no dia da inauguração: uma com o presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), Eduardo Colunna; outra com o navegador Amyr Klink. Já a Caixa estará presente oferecendo sua linha de crédito para interessados em adquirir embarcações. Representantes da Capitania dos Portos e da APA de Tamoios também estarão participando. 

 A estrutura conta com cerca de 30 vagas molhadas. A exposição inclui embarcações das mais variadas, de jet skis a iates de luxo, passando por lanchas de vários modelos e tamanhos. Estarão presentes empresas como a Beneteau, Portofino, Coral, Real, Tools & Toys (Ferretti), Yamaha, Volvo Penta, Tramontini etc. Os amantes da náutica poderão ir à feira por terra ou por mar.

 Haverá também representantes dos setores de hotelaria e restaurantes. A feira terá praça de alimentação. Nela poderão ser encontradas especialidades que aproveitam o melhor da produção dos maricultores, da economia solidária e da agricultura familiar de Angra dos Reis. 

 – É importante destacar que a Feira Náutica está sendo organizada por empresas de Angra. Este é um evento 100% angrense – afirma Dilson Affonso, que destacou ainda que o evento não está gerando custos para a prefeitura, que está arcando apenas com a divulgação.  

 Angra possui um grande potencial para o setor. O município se destaca por suas riquezas naturais e pela beleza de sua baía, repleta de ilhas e praias, além da Ilha Grande. Angra possui cenário e condições ideais para navegação de recreio. Em razão disso, o município tem a maior frota de embarcações de recreio do Brasil, com cerca de cinco mil embarcações. A região Costa Verde, que compreende também Paraty e Mangaratiba, soma um total de aproximadamente 7 mil embarcações, superando de longe regiões fortes, como o litoral paulista, Florianópolis, Salvador e Brasília, outros grandes polos do setor. A frota vem crescendo na região em uma média de 10% a 15% ao ano. Os estaleiros angrenses abrigam algumas das principais empresas do ramo.

Aluna: Nicole Xavier
Semana do dia 08/11/2013 (Atraso por problemas com e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário